Bem Vindo

Bem Vindo

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Atividade para compreensão das casas decimais com o uso do ábaco.

Cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte. Observe.
10 unidades = 1 dezena = 10
10 dezenas = 1 centena = 100
10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000













Utilizando esse ábaco podemos explicar para as crianças:



Amarelo é a casa das UNIDADES
Vermelho é a casa das DEZENAS
Verde é a casa das CENTENAS
Azul é casa dos MILHARES.


Observando esse número: 151
O número 1 representa as UNIDADES,então na casinha amarela vai ficar 1 bolinha.E vale 1.


O número 5 representa as DEZENAS ,então na casinha vermelha vão ficar 5 bolinhas.Que vale 50


O número 1 representa as CENTENAS,então na casinha verde vai ficar 1 bolinha.Que vale 100,


ou seja 100+50+1= 151



A atividade proposta é sugerir os números para as crianças, para que elas coloquem no ábaco.


Exemplo:


Esse número tem 1 centenas ,2 dezenas e 8 unidades.Que número é esse?


Conforme a criança for pegando o ritmo o professor vai colocando mais desafios.


Ex: Utilizando números grandes ou do zero.




O Ábaco -História



   A palavra ábaco originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax (lit.tábua de cálculos). Porque abax tinha também o sentido de tábua polvilhada com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas, alguns linguistas especulam que tenha vindo de uma língua semítica (o púnico abak, areia, ou o hebreu ābāq(pronunciado a-vak), areia).
   O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.
   Daí, uma variedade de ábacos foram desenvolvidos; o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números decimais. Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egito por escrivães usavam números sexagesimais representados por factores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.




Ábaco Idade Média 2700–2300 a.C












Schoty, o ábaco Russo inventado no século XVII












Ábaco Azteca - 900-1000 D.









Ábaco Chinês (século XIV)












Ábaco Japonês - Por volta de 1600 D.C








































Fontes : 

História da Matemática para alunos do 5°ano

Para ensinar as crianças de um modo 'diferenciado' sobre a história da matemática vamos utilizar a seguinte estratégia:
 Teatro e folhas de papel sulfite desenhada para a apresentação.
De uma maneira espontânea e criativa a professora começará a históriarecolhendo informações sobre o que elas já sabem sobre a matemática,se ela sempre existiu,e como faziam as pessoas antigas para contar.Conforme os personagens vão aparecendo a professora mostrará as folhas ilustrando os personagens  que foram relatado na história.Citar a importância dela para a humanidade e o seu processo principal para a comunicação
Depois poderão criar um livro-ilustrativo com a história contada pelo professor.Podendo fazer colagens ou desenhos.
Poderá o professor utilizar no formato de gibi

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A importância da intervenção do professor no processo da construção do conceito de número






A matemática foi o meio que o homem encontrou ao longo dos séculos para estabelecer uma ligação, comparar, distinguir diferenças em situações cotidianas.

A criança ao entrar em contato com as operações matemáticas, não consegue distinguir de forma clara as operações, comparações e semelhanças desde processo, cabendo ao professor ser o mediador desde processo. Podendo favorecer o desenvolvimento do raciocínio, da sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade estética, de sua imaginação. Estabelecer relações entre objetos, fatos e conceitos, generalizar, prever, projetar, abstrair.

O Professor de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental é o grande responsável por despertar o gosto da matemática na criança, por isso deve ele está muito atento com a sua didática, métodos e recursos dentro da sala de aula. Elaborando, portanto aulas prazerosas para que a criança fique motivada a participar e não se sinta desanimada, cansativa, usufruindo somente as aulas tradicionais.

Para existir esse despertar é necessária que o professor alie ao seu conhecimento muita criatividade e ensine as crianças a gostar e a trabalhar com os números através das brincadeiras, utilizando jogos, usufruindo bastante do lúdico. Intervindo dessa maneira lúdica o professor acaba por conquistar a criança que sem dúvida vai gostar de participar e interagir com o professor e com os colegas sobre a sua aprendizagem.

Dando esse ponta pé inicial a criança irá descobrir o mundo da matemática e estará criando uma ligação do emocional com racional ,aprender brincando ,compartilhando experiências e adquirindo um raciocínio lógico de forma progressiva, adaptando a estes conteúdos um grande significado até mesmo em suas relações sociais fora da escola, mostrando sempre a capacidade de vencer novos desafios e sentindo segurança nos processos de crescimento educacional.



Alguns recursos que o professor poderá utilizar em suas aulas:
Tampinhas de refrigerante 





Ábaco 
Canudinhos

Palito de picolé