A matemática foi o meio que o homem encontrou ao longo dos séculos para estabelecer uma ligação, comparar, distinguir diferenças em situações cotidianas.
A criança ao entrar em contato com as operações matemáticas, não consegue distinguir de forma clara as operações, comparações e semelhanças desde processo, cabendo ao professor ser o mediador desde processo. Podendo favorecer o desenvolvimento do raciocínio, da sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade estética, de sua imaginação. Estabelecer relações entre objetos, fatos e conceitos, generalizar, prever, projetar, abstrair.
O Professor de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental é o grande responsável por despertar o gosto da matemática na criança, por isso deve ele está muito atento com a sua didática, métodos e recursos dentro da sala de aula. Elaborando, portanto aulas prazerosas para que a criança fique motivada a participar e não se sinta desanimada, cansativa, usufruindo somente as aulas tradicionais.
Para existir esse despertar é necessária que o professor alie ao seu conhecimento muita criatividade e ensine as crianças a gostar e a trabalhar com os números através das brincadeiras, utilizando jogos, usufruindo bastante do lúdico. Intervindo dessa maneira lúdica o professor acaba por conquistar a criança que sem dúvida vai gostar de participar e interagir com o professor e com os colegas sobre a sua aprendizagem.
Dando esse ponta pé inicial a criança irá descobrir o mundo da matemática e estará criando uma ligação do emocional com racional ,aprender brincando ,compartilhando experiências e adquirindo um raciocínio lógico de forma progressiva, adaptando a estes conteúdos um grande significado até mesmo em suas relações sociais fora da escola, mostrando sempre a capacidade de vencer novos desafios e sentindo segurança nos processos de crescimento educacional.
Alguns recursos que o professor poderá utilizar em suas aulas:
![]() |
| Tampinhas de refrigerante |
![]() |
Ábaco
|
![]() |
| Canudinhos |
![]() |
| Palito de picolé |




Nenhum comentário:
Postar um comentário